sexta-feira, 1 de junho de 2012

Jogo da Vida em Trânsito

 

Jogando pela transformação

Clique na foto para ampliar:










 O projeto "Jogo da Vida em Trânsito" é composto por um videojogo - Autopolis, direcionado a jovens e adolescentes, que são os futuros condutores, e o "Roteiro para professores", que será disponibilizado a educadores da rede pública. A ideia é promover experimentação no jovem, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência. Afinal, de acordo com o mapa da violência no Brasil do Ministério da Justiça, os índices mostram um aumento significativo nas mortes de jovens em decorrência de acidentes de transporte.
Clique aqui para jogar

O que é?

É um projeto de cidadania que se baseia nos dois pilares de atuação da Fundação Volkswagen: Educação e Desenvolvimento Social.
O videojogo - Autopolis - é um é um jogo de tabuleiro 3D para computadores que permite até 4 jogadores por máquina, numa cidade chamada Autópolis. Cada jogador escolhe um carro e recebe missões durante o jogo. Os tradicionais dados dão lugar às cartas que podem ser usadas como assessórios, providências, vantagens ou simplesmente para se movimentar pela cidade para alcançar suas missões. AUTOPOLIS possui limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, conta com casas noturnas e bares onde servem bebidas alcoólicas, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.
O "Roteiro para professores" é dividido em 4 partes: Autoridade, Autonomia, Autoria e Autocrítica, com sugestão de atividades relacionadas ao tema para serem usadas em sala de aula.

Quais objetivos?

SALVAR VIDAS.
Na concepção de "causa e consequência", os próprios jogadores vão criando situações para refletir acerca de atitudes cidadãs no trânsito.
O "Roteiro para professores" foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais que se dedicaram a compartilhar meios e formas de abordar trânsito e cidadania em qualquer que seja a disciplina, mostrando que as novas tecnologias são importante aliado na nova era da educação.

Para quem?

O jogo é dirigido a jovens e adolescentes que são os próximos condutores e o fascículo de orientação a professores e educadores.

Fonte: fundacaovw


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário