domingo, 3 de junho de 2012

Estações do Ano


Estações do Ano
Grande parte de nossa vida gira em torno do clima e consequentemente das estações do ano: quando crianças logo nos acostumamos com as férias de verão e as de inverno, no mundo dos esportes, também temos aqueles que são praticados no verão e os que são praticados no inverno, e a agricultura então, depende muito do clima para ser bem sucedida e consequentemente abastecer nossa mesa com frutas, legumes e verduras.
Mas como se formam as estações do ano? Por que quando é verão aqui, em outras partes do mundo está fazendo um tremendo frio?  É o que vamos saber agora!!!!
O astrônomo polonês Nicolau Copérnico, que viveu de 1473 a 1543, depois de muito estudo, muitos cálculos e observações descobriu que a Terra gira em torno do Sol, gerando um movimento chamado de translação e é este movimento que tem como principal consequência a mudança das estações.
Tudo acontece de uma forma muito sincronizada: a medida que a Terra gira em torno do Sol, o eixo terrestre (linha reta que une os polos norte e sul ) fica ligeiramente inclinado em relação ao plano do movimento. Por causa desta inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade em todos os pontos da Terra ao longo do ano. Dependendo da época do ano, o hemisfério sul pode receber mais calor solar do que o hemisfério norte. Neste caso, é verão no sul e inverno no norte. Quando é o hemisfério norte que recebe mais calor, é verão no norte e inverno no sul.
Outro fator que modifica à medida que mudam as estações do ano é a posição do Sol no céu e a inclinação dos raios solares. Fica fácil compreender isso com um exemplo: se você estiver em uma praia do hemisfério sul, ao meio dia, no início do verão, com certeza estará sentindo muito calor e isso ocorre porque os raios solares estarão chegando quase perpendiculares ao chão, portanto incidindo diretamente sobre você. Em função disso sua sombra também não fica visível, pois é projetada para baixo. Mas... Outra pessoa que esteja no mesmo instante no hemisfério norte, verá sombras imensas, indicando que os raios solares estão chegando um pouco inclinados, assim, nesta área é o início do inverno.
·         Primavera
·         Verão
·         Outono
·         Inverno
Curiosidade:
Foi no Império Romano que as estações receberam os nomes que usamos até hoje:
Primavera: primo vere ou “na primeira estação”.
Verão: derivado de primavera, veranum tempus ou “tempo primaveral”.
Outono: autúmum
Inverno: hibernum

Atividade: 


AS ESTAÇÕES DO ANO




(fonte: Revista Ciência Hoje para Crianças e Dicionário Houaiss e Smart Kids)






Nenhum comentário:

Postar um comentário